fechar

Título da Galeria

foto anterior proxima foto

00 / 00

Legenda

SUSTENTABILIDADE

Plano de atuação das áreas de Responsabilidade Social e Comunicação Interna

Em um mundo globalizado, em que os recursos naturais são finitos e as possibilidades de crescimento econômico parecem ser infinitas, o processo decisório deve considerar novos paradigmas. Ter Responsabilidade Social significa refletir sobre que rumo seguir, baseado no que é melhor para seus colaboradores e para a comunidade.
 
O Grupo Multiterminais compreende, aprova e incentiva a prática de ações sustentáveis em prol de um mundo melhor. Criamos e administramos projetos ambientais bem sucedidos, visando reduzir impactos ambientais. Acreditamos que projetos sociais estreitam relações com as comunidades em que atuamos, promovem cidadania e valorizam pessoas.
 
Temos como meta continuar expandindo nossos negócios, visando o equilíbrio entre os recursos naturais, os aspectos sociais e o crescimento econômico. O Grupo Multiterminais assume este compromisso com o mundo, com os nossos colaboradores, com os atuais e futuros clientes.
    • Em 2020 a MultiRio e MultiCar completaram 13 anos de coleta seletiva
      Os resíduos recicláveis ao longo destes anos, representaram reduções significativas nos impactos ambientais de nossas atividades, como:

      - A reciclagem 230 toneladas de papel, que evitaram o corte estimado de 5.070 árvores e o consumo de 22.586m³ de água.
      - A reciclagem 163 toneladas de plástico, que evitaram as emissões estimadas em torno de 220 toneladas de CO².
      - A reciclagem 1.961 toneladas de metais, que evitaram a extração estimada de 2.236 toneladas de minerais.
    • Central de Resíduos Sólidos
      Em 2008, a MultiRio construiu sua nova Central de Resíduos Sólidos; adquiriu uma prensa para otimizar a segregação dos resíduos recicláveis, armazenados na Central de Resíduos Sólidos, e passou a armazenar, temporariamente, os resíduos de banheiros, varreção e não recicláveis em uma compactadora.
       
      Tais medidas objetivaram otimizar e aumentar a capacidade de armazenagem de resíduos, reduzindo seus impactos ambientais indiretos, com o transporte desses resíduos para a destinação final. As quatro coletas semanais foram reduzidas para uma coleta a cada 20 dias.
    • Reutilização do Efluente de Lavagem de Equipamentos e Sanitários
      Em fevereiro de 2014 a MultiRio implementou o sistema de tratamento biológico, membrana filtrante e ozonização, para tratamento de efluente de lavagem de equipamentos e reuso. As vantagens desse sistema em comparação aos tradicionais sistemas físio-químicos é que, além de permitir a reutilização constante da água é que não é gerado lodo, o que elimina os impactos ambientais causados pelo transporte e destinação de resíduos perigosos para co-processamento.

      Em julho de 2014, a MultiRio implementou o sistema de tratamento via membrana filtrante, para complementar o tratamento biológico de fossa séptica com filtro anaeróbico, no armazém 21.

      O efluente é todo coletado na saída da fossa séptica e passa pelo sistema de membrana filtrante, onde são removidos a carga orgânica, sais, odores e coliformes fecais, possibilitando o reuso constante do efluente, para descarga em sanitários, irrigação de jardins e obras.

      Estes sistemas reduziram custos, consumo de água e geração de resíduos, beneficiando não só a empresa, mas também o meio ambiente. A redução média no consumo de água é de 1.500 M³ ano.
       
      Veja passo-a-passo do processo no vídeo: Projeto de Reuso de Água do Grupo Multiterminais
    • Compostagem in loco
      Em 2014 a MultiRio novamente foi o terminal pioneiro na redução dos impactos ambientais causados pela geração de resíduos oriundos de sobras de alimentos. Em abril deste ano implementou a compostagem in loco, após realizar quatros meses de experiência com um protótipo da nova tecnologia.
       
      Além da redução nas emissões de CO2, o composto (adubo) gerado internamente será reutilizado para adubar os jardins da empresa.
       
      Benefícios:
      - Reduz a utilização de aterros sanitários
      - Evita o descarte de resíduos orgânicos sem controle, o que pode causar doenças e impactos ambientais
      - Menor emissão de gases poluentes como dióxido de carbono e metano
      - Produz um excelente adubo orgânico
      - Menor utilização de fertilizantes químicos
      - Aumenta a possibilidade de reciclagem, pois os resíduos orgânicos são separados de todos os outros resíduos
      - Redução de emissões atmosféricas de gases do efeito estufa, devido ao processo de compostagem ser aeróbico.
       
      Veja passo-a-passo do processo no vídeo: Projeto de compostagem do Grupo Multiterminais
    • Redução do uso de copos descartáveis
      Em 2009 a MultiRio instalou bebedouros e distribuiu squeezes para os colaboradores com objetivo de reduzir o consumo de copos descartáveis na MultiRio e MultiCar consequentemente diminuindo o descarte de resíduos no meio ambiente, eliminar o risco de queda dos copos descartáveis ao mar, otimizar a limpeza e manutenção do pátio e cais da MultiRio e MultiCar e fornecer água gelada para consumo dos colaboradores envolvidos nas operações de navio.
    • Navis Prime Route
      Uma das principais medidas adotadas pela MultiRio para reduzir o consumo de óleo diesel em suas operações foi o investimento em sistema Navis PrimeRoute, que entrou em operação em outubro de 2010, com o objetivo de otimizar a atividade de movimentação de contêineres realizada pelas carretas através da identificação daquela que está mais próxima da carga a ser movimentada, reduzindo com isso, o consumo de óleo diesel.
    • Coleta Seletiva
      Em 2006, a MultiRio deu início à coleta seletiva, instalando coletores específicos para resíduos gerados nas salas, refeitório, pátio, armazéns e oficina. Desde então, mais de 1.800 árvores e 4 piscinas olímpicas de água potável foram poupadas levando em consideração somente a reciclagem de papel.
    • Compostagem
      Em 2010, a MultiRio foi a pioneira no setor portuário na destinação dos resíduos de sobras de alimentos para a compostagem externa. Em novembro de 2013 novamente inovou implementando a compostagem in loco (Compostagem Acelerada).
       
      Diferente dos processos de compostagem convencionais, esta tecnologia se apresenta como uma solução ambiental diferenciada, pela sua capacidade de tratar os resíduos orgânicos em menor tempo (24 horas) e sem causar odores e chorumes.
       
      Com a compostagem in loco, a MultiRio deixará de destinar para compostagem externa cerca de 122 toneladas anuais de sobras de alimentos. Com isso deixará de emitir em média 15 toneladas de CO2, com a não contratação de transporte, para destinação externa.
       
      Além dos benefícios citados acima, a empresa reduz custos, poluição atmosférica e o composto (adubo) gerado internamente será reutilizado para adubar os jardins da empresa.
    • Armazém 5 da Unidade Resende
      O armazém 5, com 8.000 m2 de área útil, parte do complexo Multiterminais Resende, foi projetado e construído dentro dos mais atuais conceitos de sustentabilidade. Para o uso racional de água foi projetado um sistema de captação de águas da chuva que permite a coleta e o armazenamento. Esta água é utilizada na rede pressurizada do sistema de combate a incêndios, na rede sanitária dos banheiros e nos pontos de coleta de água para limpeza. Outro destaque deste sistema é o uso de telhas transparentes que permitem alto índice de iluminação natural e manutenção da temperatura dentro da área do armazém resultando em economia significativa de energia elétrica.
    • Portainers e RTGs elétricos
      Os novos portainers do terminal de contêineres MultiRio são do tipo STS (ship-to-shore crane) e apresentam o sistema Tandem "Single-Hoist", que lhes permite movimentar simultaneamente dois contêineres de 40 pés ou quatro de 20. Tais equipamentos não utilizam combustível fóssil em suas operações e vão ajudar a companhia a aumentar a quantidade de movimentos por hora.

      Além dos portainers, a Multiterminais adquiriu 06 RTGs (Rubber Tyred Gantry) que movimentam e armazenam os contêineres no pátio do terminal. Focados em sustentabilidade, esses RTGs possuem um sistema desenvolvido pela Siemens, inédito na América do Sul, e não utilizam combustíveis fósseis em suas operações. Esta solução tecnológica sustentável reduz toneladas de emissões de gases que agravam o efeito estufa.
    • Colégio Estadual Jornalista Maurício Azedo
      Através de uma parceria público-privada, viabilizamos a construção e manutenção da única escola pública de Ensino Médio do bairro do Caju em 2015. Já na primeira avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2019, a escola alcançou o maior resultado de toda a Regional Metropolitana VI e um dos melhores de toda a rede estadual.

      Desde então, mais de dois mil alunos receberam educação pública com currículo diferenciado e em tempo integral, pensado para atender plenamente a formação profissional focada na inserção no mercado de trabalho desencadeando, assim, aumento da renda e qualidade de vida para os cidadãos.
    • Biblioteca Gol de Letra
      Apoiamos a iniciativa realizada há 15 anos que atende aos moradores do bairro do Caju e oferece um espaço de múltiplas oportunidades educativas e de lazer para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Estão disponíveis para os usuários, um acervo com mais de quatro mil livros para empréstimos e leitura no local, brinquedoteca, ludoteca, computadores para pesquisas e jogos eletrônicos. Além do acervo o participante conta com atividades mediadas pela equipe de educadores da Fundação Gol de Letra, tais como contações de histórias e rodas de leitura.

      Além destes serviços, ocorrem eventos como encontro com escritores, onde a equipe convida autores para um bate papo com os usuários e alunos Gol de Letra; a roda de leitura, onde são lidas e dramatizadas obras diversas de literatura; o cine biblioteca, que exibe filmes gratuitamente; e a biblioteca itinerante, que realiza eventos de literatura em creches, escolas, hospitais e comunidades disponíveis para recebê-la.
    • FESTU – Festival de Teatro Universitário
      Considerado o mais importante festival de teatro universitário do Brasil, o FESTU fomenta a arte e revela novos talentos. Desde que foi criado em 2010, o festival tornou-se um ponto de encontro para promoção de pluralidade de ideias e diversidade de pessoas.

      Ao longo dos anos, recebeu mais de 3.300 inscrições de grupos teatrais de todo o país e 50 mil jovens foram impactados. As apresentações foram assistidas por 280 mil espectadores. O FESTU ainda patrocinou 17 espetáculos e distribuiu 800 mil reais em premiações e grupos universitários de teatro foram premiados pelo 33º Prêmio Shell de Teatro em 2023.
    • Cidade Unida
      O Cidade Unida é uma iniciativa do FESTU que contribui para a aproximação da arte teatral dentro das periferias. Em 2022 os estudantes da Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas no bairro do Caju, Centro do Rio de Janeiro, após 4 meses de aulas gratuitas, apresentaram a adaptação de "A menina e o vento", peça de Maria Clara Machado.
    • Breaking Social Brasil (Modalidade Olímpica 2024)
      As atividades gratuitas estarão conectadas ao Breaking, como as danças House, Popping e HipHop, e esportes. O objetivo é capacitar jovens com escassez de oportunidades, treinar e identificar atletas com potencial olímpico, além de promover cidadania, autoestima e saúde. Já foram oferecidas mais de 150 horas de aula e mais de 100 jovens foram beneficiados nos primeiros seis meses de projeto.

      Nos núcleos sociais os alunos têm aulas gratuitas sobre teoria e prática do esporte olímpico que estreará em 2024 em Paris. Lá aprendem sobre musicalidade, nutrição, anatomia, regras olímpicas, inglês, marketing, breaking, hip hop dance, acrobacias, yoga, capoeira, crossfit, musculação e treino funcional.
    • Hacktudo
      Tecnologia é assunto para todo mundo! O Hacktudo promove a democratização do acesso aproximando pessoas de todas as idades e classes sociais à novas tecnologias através de atrações culturais gratuitas. Repleto de novidades e atrações que mesclam tecnologia, inovação, empreendedorismo, interatividade e muita diversão. Em 2024, o festival pretende também iniciar o processo de angariar novos adeptos da tecnologia dentro das escolas públicas através de ações de realidade aumentada ou outra ativação.
    • MAM – Professor Pesquisador
      Por acreditar que a educação é o caminho para o desenvolvimento humano, apoiamos este programa voltado para professores de qualquer disciplina atuantes em escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro interessados em arte, cultura e educação. Eles são selecionados para uma residência formativa com duração de 6 meses, que através de encontros remotos coletivos e individuais irão desenvolver projetos e metodologias que tenham como objeto as intersecções entre arte, educação e cultura digital. Cada residente receberá uma bolsa.
    • Festival Brasil: Avenida de Possibilidades (idealizado pelo Observatório de Favelas)
      Incentivamos o desenvolvimento de iniciativas que promovam o empoderamento dos cidadãos sobre a cidade em que vivem. A Avenida Brasil, via expressa que conecta o porto ao restante do país é margeada por favelas que historicamente são subjugadas. O protagonismo destas pessoas se fará presente através de artistas e coletivos de diferentes regiões da cidade e que vivenciam essas periferias das margens da Avenida Brasil para uma exposição coletiva no Galpão Bela Maré, além de uma série de intervenções ao longo da via. Contempla também aula-passeio a bordo de um ônibus em um percurso rico em narrativas históricas, arquitetônicas, artísticas, geográficas, políticas e sociais, que tornaram a Brasil, a via expressa mais extensa do país.
    • Desafio Nas Escolas
      Série educativa que tem o propósito de promover autoestima para as escolas públicas e um sentimento de protagonismo para seus alunos incentivando a paixão pela escola, identificando vocações e promovendo espírito de liderança e de coletividade. No C.E. Jornalista Mauricio Azedo, no Caju, a equipe identificou e transformou um espaço ocioso numa sala para desenvolvimento de habilidades artísticas. Os episódios são apresentados pelo Fábio Porchat e exibidos no Canal Futura e Globoplay.
    Veja Mais
Envie sua sugestão

Envie uma sugestão de projeto que possa ser aplicado em uma de nossas unidades ou para as comunidades em que estamos presentes.

entre em contato

fotos e vídeos

Ver galeria completa

estudos de caso

Ver todos os resultados
  • Depósito Gerdau em Ouro Branco: Logística Integrada aplicada para Cargas de Projeto

    A Multiterminais Alfandegados do Brasil foi parceira do Grupo Gerdau no projeto siderúrgico na cidade de Ouro Branco – MG. Foi um mega projeto logístico em que a Multiterminais participou de todas etapas.

    Leia mais
  • Depósito Mercedes Benz: Controle Total de Peças

    O processo logístico, desde a importação de peças, até a entrega na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de fora foi feita pela ALB. A ALB é uma Joint Venture entre a Multiterminais e a Schenker International, um dos maiores "freight forwarders" do mundo.

    Leia mais

últimas notícias

Ver todas as notícias
  • 0901/2024
    RVE Multimodal Multiterminais
    Leia mais
  • 2208/2023
    Nova horta social da Multiterminais
    Leia mais
  • 1602/2023
    15 anos de coleta seletiva
    Leia mais